Janeiro é o mês em que os empresários fazem as projeções para os negócios no ano, considerando as condições econômicas e os desafios impostos para o setor.
Neste início de ano, tem especialista em varejo achando que 2024 está parecido com o começo de 2020, quando o país vivia uma fase de otimismo, atropelada pela pandemia.
“2024 pode ser o melhor ano dos últimos cinco anos, se não acontecer uma catástrofe”, diz Marcos Hirai, sócio-fundador do NDEV (Núcleo de Desenvolvimento de Expansões Varejistas).
Os desafios, diz, são praticamente os de sempre: crédito restrito e caro, falta de mão de obra e um consumidor que quer cada vez mais preço, qualidade, experiência e omnicanalidade.
O crédito, diz, continua sendo um dos maiores problemas enfrentados pelos empresários.
A taxa básica de juros da economia, a Selic, que estava em 4,25% ao ano no início de 2020, hoje é de 11,75% ao ano, com projeção de chegar a 9% somente no final deste ano.
Agora, tem outros indicadores que jogam na direção de um cenário mais otimista. Renda, emprego, inflação e confiança dos empresários estão e devem se manter positivos em 2024.
Executivo de uma das maiores empresas de shoppings do país confirma que este ano já começou diferente de 2023 nas conversas que tem mantido com os donos de lojas.
Há mais confiança na economia e nos negócios, diz ele, a ponto de os empresários voltarem a falar em investimentos, expansão, tanto que a vacância nos empreendimentos já diminuiu.
Os indicadores macroeconômicos não são para soltar rojões, mas indicam uma melhora em relação a 2023, para especialistas em varejo, lojistas, executivos de shoppings e economistas.
“Os riscos em relação às questões conjunturais vistos em 2023 por causa da Americanas também são menores em 2024”, diz André Galhardo, consultor econômico da Remessa Online.
A postura mais defensiva dos bancos enfrentada no ano passado, diz, começa a diminuir, o que pode favorecer o varejo de bens de maior valor, como o de eletroeletrônico e móveis.
“Os investimentos caíram tão profundamente no último ano que, estatisticamente, podemos ter números mais positivos neste ano”, afirma.
Se de um lado o cenário econômico está mais desanuviado, diz Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, de outro existe a complexidade da operação do varejo.
O empresário que insistir em tocar um negócio como fazia no passado, de acordo com ele, não deve sobreviver.
A competição não é mais com o lojista da porta ao lado, mas com comerciantes do mundo todo, o que obriga as empresas a atenderem os clientes nos modelos físico e digital.
“O mundo passou a ser figital”, afirma.
Se o mercado fica mais favorável ao consumo, diz Marinho, também surgem pressões de alta de custos, como aluguel, salários e insumos.
Para ele, as relações entre shoppings e lojistas terão de evoluir. O avanço do varejo para a omnicanalidade deve forçar uma revisão do modelo de negócio de shoppings.
“Os contratos podem não mais estar atrelados ao faturamento. Os shoppings poderão ter de calibrar os valores cobrados das lojas, considerando a função e não somente as vendas”, diz.
Veja abaixo o que os especialistas em varejo esperam para 2024:
MARCOS HIRAI
O clima de otimismo voltou. Se não tiver nenhuma catástrofe, tudo indica que 2024 será um bom ano para a economia e para o consumidor.
Crédito e mão de obra ainda são problemas a serem enfrentados pelos varejistas. O crédito continua caro e o lojista não consegue encontrar e manter profissionais. O turnover é alto.
E quando o consumidor começa a comprar mais, começam as pressões para aumentos de aluguel, capital de giro, salários. Essas são ameaças que rondam os lojistas neste início de ano.
Se a vacância nos shoppings diminui, há pressão para alta de custos de ocupação, o que já se viu no país.
A tendência é que com uma vacância menor, os shoppings endureçam nas negociações.
Alguns setores terão desafios maiores com o avanço do e-commerce, como o eletroeletrônico e o de vestuário, que deverão passar por uma prova de fogo.
O desafio é criar atrativos para o consumidor que prefere mais preço do que experiência. O lojista médio está sob maior pressão.
Mas não vejo nenhum desafio tão grande como vimos nos últimos quatro anos.
LUIZ ALBERTO MARINHO
Quatro indicadores são fundamentais para a economia: renda, emprego, inflação e confiança, e todos esses são mais positivos.
Há um cenário de competição crescente. Não dá mais para achar que o maior concorrente é o lojista do lado ou da frente. A concorrência é com o e-commerce, com lojistas chineses.
Se de um lado o cenário econômico está mais desanuviado, de outro há a complexidade da operação do varejo, que faz com que lojistas menos preparados não consigam competir.
É preciso ampliar a base de clientes e trabalhar com estoques direcionados para o público onde está localizada a loja.
O comerciante menor, quando trabalha de forma ineficiente, a punição vem mais rápido do que para o grande.
Existe hoje uma polarização entre o varejo de valor e o de experiência. O de valor é aquele que vende produtos com qualidade e preço acessível.
No outro extremo, marcas de luxo precisam fazer ofertas direcionadas, mimar os clientes. Quem não vende barato ou não é charmoso vai ter mais dificuldade.
O e-commerce veio para ficar e vai crescer e o lojista que não utilizar os canais on e off vai operar com desvantagem, não tem jeito.
Os programas de fidelidade devem marcar 2024, pois permitem que o varejista coloque o consumidor no centro do negócio, com comunicação e estoque direcionados para ele.
A relação entre lojista e shopping também vai ter de evoluir em algum momento.
O avanço do varejo para a omnicanalidade deve forçar uma revisão do modelo de negócio de shopping, que calcula o aluguel em relação à capacidade de vendas em um espaço físico.
Nos EUA, já tem shopping cobrando a chamada flat rate, uma taxa que varia de acordo com a função da loja. Não há uma relação de aluguel atrelada à venda e sim uma taxa de ocupação.
Deve chegar um momento em que os shoppings não vão precisar de loja somente para vender e terão, progressivamente, de se aproximar dos lojistas para defendê-los.
ANDRÉ GALHARDO FERNANDES
O escândalo da Americanas segurou o crédito em 2023, o que não deve acontecer neste ano.
E, com a queda de juros, há espaço para a venda de bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e móveis.
A venda de produtos básicos deve continuar crescendo no mesmo ritmo dos últimos anos.
A massa salarial cresce menos que em 2023, mas cresce e a inflação deve ficar mais próxima da meta, perto de 3,9% neste ano.
FONTE: Diário do Comércio
IMAGEM: Felipe Denuzzo/DC
Bem-vindo ao site da Associação Comercial Indl. Serv. Edu. de Santana de Parnaíba
A Associação Comercial Indl. Serv. Edu. de Santana de Parnaíba, associação civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro na Av. Tenente Marques, nº. 4.704, Fazendinha, na cidade de Santana de Parnaiba, Estado de SP, CEP 06530-001, fundada em 07 de dezembro de 1997, por meio do documento que segue, apresenta sua Política de Privacidade com o objetivo de informar seus associados, bem como todos os cidadãos, usuários, as estratégias por meio das quais esta associação coleta, armazena e trata, os dados pessoais coletados por meio do nosso site institucional. Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados aplica-se, a todo e qualquer Usuário (associado ou não) do site e canais de comunicação da Associação Comercial, físicos ou digitais, bem como à coleta e utilização de dados de uso ou dados pessoais informados pelos usuários ou captados pela Associação Comercial através de e-mail, sites de terceiros, cadastros em sites, recursos interativos, aplicativos, linhas de atendimento por telefone, redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.
A Associação Comercial assegura, por meio da presente Política, que atende a toda a legislação em vigor no que diz respeito à gestão de dados pessoais, bem como dados de uso de seus canais de interação com os usuários, bem como as boas práticas relativas à segurança da informação e confidencialidade de dados. Salienta, ainda, que respeita as preferências do usuário e cumpre rigorosamente as finalidades para as quais os dados pessoais forem coletados.
A Política de Privacidade da Associação Comercial apresenta em seus itens a seguir o detalhamento dos processos de gestão de dados por ela utilizados, atendendo fielmente aos princípios da transparência, finalidade e legítimo interesse. E ressalta o compromisso de atender a todos os pedidos, independentemente de justificativa, dos usuários para a consulta, alteração ou exclusão de dados, ressalvada a legislação pertinente às questões específicas, como por exemplo, a Lei do Cadastro Positivo, Lei 12.414/2011. ATENÇÃO: Ao utilizar o site, fazer download de conteúdo, usar canais e serviços ofertados pela Associação Comercial você reconhece que leu, compreendeu e concorda com os termos desta Política de Privacidade.
O usuário garante e responde pela veracidade, exatidão, vigência e autenticidade de todos os dados fornecidos em nossos canais de comunicação, inclusive os de caráter pessoal e sensíveis nos termos da lei, e se compromete a mantê-los devidamente atualizados. A Associação Comercial não possui qualquer responsabilidade pela informação ou inserção de dados falsos, inverídicos ou fornecidos com inexatidão por clientes, visitantes, terceiros ou usuários dos seus sites/portais ou canais de comunicação, seja os físicos ou digitais. Os termos dessa Política poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Associação Comercial. Nesse sentido, recomenda-se ao usuário a sua verificação periódica. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas relacionadas aos termos dessa Política ou ao processamento e tratamento dos seus dados pessoais, entre em contato conosco por meio dos dados informados no item VI desta Política de Privacidade.
I. Quais informações a Associação Comercial utiliza e para qual finalidade?
II. Legal para tratamento dos seus dados pessoais
A Associação Comercial poderá realizar o tratamento dos seus dados de uso e dados pessoais por prazo indeterminado, de acordo com a legislação brasileira vigente, com o seu consentimento livre, expresso e informado, para as finalidades descritas no item I dessa política. Seu consentimento será dado através da leitura e concordância dessa Política de Privacidade. Podemos ainda realizar o tratamento dos seus dados e divulgá-los, nos termos da lei, para as finalidades abaixo descritas:
Quando houver o tratamento de dados pessoais dos usuários, será considerada a finalidade, a boa-fé e o interesse público que justifica a disponibilização dos dados.
Será dispensado o seu consentimento para o tratamento de dados tornados manifestamente públicos por você mesmo, quando você os disponibiliza, por exemplo, em redes sociais abertas ou outros canais de comunicação de acesso público tais como junta comercial, receita federal e outros.
III. Do Controlador, Operador e Encarregado pelo Tratamento
A Associação Comercial é atualmente a controladora e a operadora responsável pelas decisões referentes ao tratamento dos seus dados pessoais. Eventualmente poderá utilizar empresas contratadas ou prestadoras de serviços para atuar como operadores, a fim de realizar as operações de tratamento de dados pessoais em nome desta, nos termos da lei vigente.
IV. Quais Informações Compartilhamos
A Associação Comercial poderá compartilhar com terceiros dados não pessoais, tais como estatísticas agregadas do usuário, dados demográficos e dados de uso. Podemos também compartilhar seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias: a terceiros que prestam serviços em nosso nome visando cumprir as finalidades descritas nessa política de privacidade ou para disponibilizar recursos, serviços e materiais aos usuários.
Podemos ainda compartilhar seus dados pessoais ou dados de uso com terceiros que desempenham funções em nosso nome (ou em nome dos nossos parceiros de negócios), como empresas ou indivíduos que: hospedam ou operam nossos sites, analisam dados, fornecem atendimento ao cliente, enviam por correio amostras de produtos ou gerenciam pagamentos; anunciantes; patrocinadores ou terceiros que participam ou administram nossos canais e fornecem serviços de marketing, publicidade e comunicação. Ao compartilhar seus dados pessoais com terceiros, a Associação Comercial exige a observação dessa política de privacidade, bem como o cumprimento de acordos de confidencialidade celebrado entre as Partes e da legislação sobre segurança da informação.
Se você concordar em compartilhar seus dados pessoais, eventualmente eles poderão ser divulgados a terceiros e os dados pessoais que você divulgar estarão sujeitos à política de privacidade desse terceiro. Seus dados pessoais também podem ser usados por nós ou compartilhados com nossos sindicatos filiados, empresas parceiras e entidades parceiras para os fins descritos nessa política.
Você pode opinar sobre a utilização e compartilhamento dos seus dados a qualquer momento, podendo requerer informações, atualizações ou a eliminação desses dados, bem como escolher a abstenção em utilizar e compartilhar os seus dados pessoais (sejam coletados on-line ou off-line) com terceiros para fins de marketing e publicidade.
V. Informações que recebemos de terceiros
A Associação Comercial também pode receber seus dados pessoais ou dados de uso, por meio de terceiros, parceiros, contratados e outros. Se você estiver em outro site ou aplicativo, por exemplo, e optar por informar seus dados, inclusive pessoais, você estará permitindo a coleta e o compartilhamento (ou o terceiro, a coletar e compartilhar) informações sobre você.
Também é possível que nós utilizemos os dados de terceiros para complementar os dados pessoais que coletamos sobre você por meio dos nossos canais de comunicação ou vice-versa, a fim de aumentar a nossa performance e melhor atendê-lo, personalizando o nosso conteúdo visando oferecer oportunidades para aquisição de produtos ou serviços de interesse. É possível ainda que nós façamos combinações dos dados pessoais que recebemos destes terceiros com os dados que nós coletamos em nossos canais.
Nesses casos, vamos aplicar esta política a quaisquer dados pessoais recebidos, a menos que seja divulgado alguma política específica para essa finalidade.
VI. Acesso aos dados pessoais e suas escolhas
Você pode sempre ter acesso aos seus dados, solicitar informações, correções ou atualizações, bem como optar pela exclusão destes do nosso banco de dados ou ainda optar por não compartilhar seus dados pessoais com terceiros; não permitir que nós utilizemos seus dados pessoais para enviar informações ou ofertas, ou por não receber informativos, mensagens de e-mail e outros comunicados: (i) enviando um e-mail para SAC@aCISESP.ORG.BR (ii) entrando em contato conosco por correspondência remetida à nosso ENDEREÇO,; ou (iii) seguindo as instruções de remoção na comunicação que receber.
A Associação Comercial analisará seu pedido no prazo de até 10 dias uteis contados da data do recebimento do requerimento. A fim de proteger sua identidade algumas medidas de segurança poderão ser adotadas nesse caso tais como a solicitação de uma senha e informações que possam identificar o usuário, antes de conceder acesso aos seus dados pessoais.
Em virtude de manutenções e atualizações de registro periódicas, é possível que certos dados ou registros que contenham dados pessoais enviados por você sejam eliminados. Não temos a obrigação legal de armazenar esses dados por tempo indeterminado. Portanto, nos isentamos de qualquer responsabilidade decorrente ou relacionada à destruição desses dados pessoais.
VII. Publicidade: Inclusão e Exclusão de Dados
A Associação Comercial pode usar tecnologia licenciada para veicular anúncios em outros canais ou em nosso conteúdo próprio, podendo ainda utilizar anunciantes de rede de terceiros para veicular anúncios e fornecedores de análise de terceiros, com o objetivo de avaliar e fornecer informações sobre o uso dos nossos sites e a visualização do nosso conteúdo. A Associação Comercial a princípio não compartilha seus dados pessoais com terceiros, mas os fornecedores de anúncios da rede, anunciantes, patrocinadores e/ou prestadores de serviços de análise podem determinar e acessar seus próprios cookies e tecnologias semelhantes em seu dispositivo e de alguma forma, coletar ou acessar dados sobre você, inclusive dados de uso.
Terceiros que oferecem programas de marketing em nome da Associação Comercial são responsáveis por manter a funcionalidade de inclusão e exclusão de cookies. Nós e os nossos anunciantes de rede podemos direcionar anúncios de produtos e serviços que podem interessá-lo, com base em suas visitas aos nossos canais de comunicação (sites e outros) e em outros sites que você acessar. Quando a legislação vigente exigir, será solicitada sua autorização prévia e específica.
Antispam
A Associação Comercial compromete-se a não enviar spam, malas-diretas ou e-mails de qualquer natureza sem o consentimento prévio do usuário, de forma que o site dá a liberdade de o usuário decidir pelo recebimento de informações ou pelo seu cancelamento a qualquer momento.
VIII. Link para outros sites
O nosso site e/ou canais de comunicação físicos ou digitais, contem sites ou links para outros sites. Podem ainda conter sites ou links de anunciantes, patrocinadores e parceiros que podem usar nosso (s) logotipo (s) como parte de um acordo de parceria. Na medida em que os sites anunciados ou divulgados por nós, não são administrados pela Associação Comercial, nós não controlamos, participamos nem nos responsabilizamos por esses sites e conteúdos, produtos, serviços, políticas ou práticas de privacidade. Esses sites podem enviar seus próprios conteúdos ou cookies para o seu e-mail ou dispositivo, coletar dados de forma independente ou solicitar dados pessoais a você, e podem ou não ter suas próprias políticas de privacidade. Você deve avaliar a autenticidade de qualquer site que pareça ou afirme ser um dos nossos sites (inclusive aqueles vinculados por página de e-mail ou rede social).
IX. Como Protegemos os seus Dados Pessoais
A Associação Comercial observa a legislação em vigor no país sobre a proteção de dados e privacidade e respeitamos a confidencialidade dos dados pessoais fornecidos pelos usuários, observando todas as regras de boas práticas e sigilo de dados.
A Associação Comercial mantém registros de todas as operações de tratamento de dados pessoais que realiza. A identificação dos usuários é exclusiva e o acesso aos dados pessoais é segmentado das demais informações do banco de dados.
A Associação Comercial, em nenhuma hipótese, comercializa, cede ou compartilha seus registros de estatística, de auditoria, ou de recebimento de correio eletrônico, para quaisquer instituições públicas ou privadas. Os registros são acessados apenas pelos administradores de sistemas, responsáveis diretos pelos processos de auditoria, segurança e estatística.
X. Consentimento Específico para o Compartilhamento e Transferência de Dados
Ao utilizar o nosso site e canais de comunicação e nos fornecer dados pessoais, você concorda com a coleta, processamento, tratamento, manutenção e eventual transferência desses dados pessoais e dados de uso para as empresas associadas à Associação Comercial, bem como, parceiros, prestadores de serviços ou outros Controladores de dados pessoais, podendo inclusive haver transferência dos seus dados pessoais a outros países, quando todas as leis aplicáveis à matéria de proteção de dados pessoais e transferência internacional serão integralmente observadas.
Dados Sensíveis: Nosso site, tampouco nossos canais de comunicação com o usuário, coletam dados sensíveis, embora tenhamos convênio com empresas que prestem serviços cuja coleta deste tipo de dado esteja intrinsecamente voltada à prestação de seu serviço.
Crianças: Os nossos canais de informação não são destinados às crianças/adolescentes menores de 18 anos. Não coletamos de forma intencional nenhuma informação pessoal identificável ou dados pessoais de menores de idade. Se identificarmos ou tomarmos conhecimento, durante a coleta, que o usuário é menor de idade, não usaremos, trataremos nem manteremos suas informações sem o consentimento dos pais ou responsáveis.
XI. Política de uso de Cookies
Os Cookies são utilizados para que nosso site possa reconhecer o perfil do Usuário, visando fornecer conteúdos personalizados. A utilização de Cookies neste site é opcional e a maioria dos navegadores pode ser configurada para recusar a recepção de Cookies. Entretanto, o Usuário deve estar ciente de que os Cookies são indispensáveis para uma boa experiência de uso e para a operação correta e segura deste site, permitindo usufruir de algumas funções essenciais.
Por esse motivo, recomendamos que o Usuário mantenha os Cookies habilitados. Por exemplo, se bloquear ou rejeitar nossos Cookies, você poderá não conseguir utilizar determinadas funcionalidades, ou até mesmo obter uma resposta equivocada do site. Assim, a Associação Comercial não pode se responsabilizar pelo correto funcionamento do site, caso os Cookies sejam rejeitados ou desabilitados. De qualquer modo, o acesso para áreas de nosso site em que os Cookies sejam ou não estritamente necessários é permitido, ainda que o usuário opte por não aceitá-los.
Este site utiliza Cookies que não capturam informações pessoais identificáveis. Informações obtidas com Cookies não são compartilhadas com terceiros e só podem ser lidas apenas pela Associação Comercial.
Neste site os Cookies não executam ou implantam programas nos dispositivos dos Usuários. Numa eventualidade da ocorrência de um evento de segurança ou tentativa de fraude ou de ataque sobre o site, os Cookies poderão ser utilizados para identificação do Usuário, da sessão, ou das operações realizadas, visando a apuração dos fatos.
XII. Resolução de Disputas
Qualquer controvérsia, litígio ou conflito decorrente da interpretação, cumprimento ou execução, ou ainda, em conexão com a presente Política, será resolvido no Fórum da Comarca de Barueri - SP.